Fórum Econômico Mundial de Davos

Fórum Econômico Mundial (WEF – World Economic Forum) é uma organização sem fins lucrativos baseada em Genebra, com reuniões anuais em Davos, Suíça, com presença de principais líderes empresariais e políticos, intelectuais e jornalistas selecionados para discutir importantes assuntos enfrentados no mundo, incluindo mas não se limitando a saúde e meio-ambiente.

O Fórum publica relatórios em diversos campos de competitividade, riscos globais e planejamento de cenários local, regional e global. A edição de 2019 tem o tema “Globalização 4.0: moldando arquitetura global na era da 4ª Revolução Industrial”.

O relatório de inclusão no mercado de trabalho, mostra que o Brasil tem elevado contingente de desempregados, subempregados ou com empregos de baixa qualidade, que requer a conexão de talentos com oportunidades econômicas, através de redes profissionais.

O relatório “Futuro dos Empregos” destaca a necessidade de gerenciar a transformação do mercado de trabalho, à medida que novas tecnologias reconfiguram o trabalho e substituem trabalhadores, ao mesmo tempo que existe oportunidades de geração de emprego ou de renda, com demandas em campos altamente qualificados e intensivos em tecnologia.

O relatório “The Global Human Capital” trata da preparação de pessoas para o trabalho no futuro https://weforum.ent.box.com/s/dari4dktg4jt2g9xo2o5pksjpatvawdb

Na página 71 desse relatório, o Brasil aparece na posição #77 de 130 países, que requer investimento no potencial humano dentro do contexto da 4ª Revolução Industrial – desafios políticos, sociais, econômicos e morais que enfrentamos hoje.

O iCenter é catalisador do compartilhamento de ideias e esforços para promover o desenvolvimento da educação através de metodologias ativas, que corresponde às necessidades de preparar os alunos para o mercado de trabalho, gerando oportunidades de criação de emprego e estruturas de negócios que permitam ganhos.